EAST GRINSTEAD, INGLATERRA

CELEBRAÇÃO MONUMENTAL DA IAS MARCA UMA ERA INESQUECÍVEL DE IMPACTO HUMANITÁRIO GLOBAL

3 DE NOVEMBRO DE 2023

Os membros da Associação Internacional de Scientologists (IAS), representando 90 nações reuniram‑se em East Grinstead, no sul de Inglaterra, para uma celebração de fim de semana em honra de quatro anos históricos de dedicação, determinação e realização.

Foi uma celebração como nenhuma outra na história da IAS.

Hora após hora, os faróis dançaram ao longo das estradas alinhadas por sebes da zona rural de West Sussex conforme milhares de Scientologists de todos os cantos do mundo iam para a lendária casa de L. Ron Hubbard no Reino Unido: Saint Hill. As eternas melodias das gaitas de foles e um grupo de tambores subiram as torres do castelo e através das colinas, acolhendo os convidados elegantemente vestidos. Assim marcou o início do muito esperado Fim de Semana da Celebração do Aniversário da IAS.

“Como é tradição, hoje vamos rever tudo o que resultou do nosso Compromisso para com a Humanidade e nessa medida, o significado de responsabilidade total”, começou o Sr. Miscavige.

Reunidos de todo o Reino Unido, Europa, EUA e de tão longe como África e Ásia, a multidão expectante caminhou pelo tapete vermelho para a requintada Tenda. À medida que o palco irrompeu em luz, significando o início do evento de abertura, o Sr. David Miscavige, Presidente do Conselho de Religious Technology Center, fez a sua entrada para uma ovação estrondosa — uma duração histórica.

“Como é tradição, hoje vamos rever tudo o que resultou do nosso Compromisso para com a Humanidade e nessa medida, o significado de responsabilidade total”, começou o Sr. Miscavige. Essa promessa, assinada em Saint Hill em 1984 pelo Sr. Miscavige e uns poucos corajosos, marcou o nascimento da IAS e o seu propósito duradouro de unir, promover, apoiar e proteger a religião de Scientology e os Scientologists para alcançar os Objetivos de Scientology.

“Por isso, sim, a apresentação desta noite vai incluir realizações épicas: desde a salvação global de populações oprimidas à ajuda indiscriminada dos Ministros Voluntários. Pela mesma equação, também irão ver os Vencedores da Medalha da Liberdade da IAS e assim aqueles que personificam um ‘compromisso determinado’. E finalmente, também verão não uma, nem duas, nem três, mas na verdade quatro novas instalações Ideais. Quando as tiverem visto a todas, terão ficado sem fôlego.”

E assim foi, através de uma celebração fascinante de três horas, o Sr. Miscavige apresentou os destaques inspiradores de tudo o que a IAS trouxe para o mundo em cada latitude e longitude ao longo dos últimos quatro anos.

IAS ENTREGA POR TODO O PLANETA

O Fundador de Scientology L. Ron Hubbard escreveu: “Os seus povos viveram numa correção sistemática e as coisas só corriam bem enquanto nada corria mal. Depois um dia as coisas correram mal.” Assim começou o Sr. Miscavige ao descrever como a IAS respondeu à chamada durante a crise planetária.

Primeiro com uma força de Ministros Voluntários maior do que em qualquer altura na história, entregando 9 milhões de horas de ajuda individual entre 2020 e 2023.

Então, com a Igreja a estender ajuda nas ondas hertzianas e online, veio a procura de soluções. A Igreja respondeu com a distribuição de 45 milhões de materiais humanitários.

Daí, a gratidão veio de organizações como a Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA, a Câmara dos Comuns do Canadá, a União Africana e de todo o mundo, gerando assim parcerias de todos os sectores e estratos da sociedade — cerca de 29 000 novas parcerias nos últimos quatro anos.

Durante todo o tempo, as pessoas à procura de respostas encontraram‑nas na Scientology Network, com mais de 20 milhões de novos telespectadores a sintonizarem‑se.

E quanto à IAS a cumprir o seu compromisso para proteger a religião de Scientology e os seus paroquianos em todo o mundo, o Sr. Miscavige recontou um desfile infindável de reconhecimentos religiosos, mesmo com os recentes confinamentos e restrições:

  • Em 2022, com a nação da América Central do Panamá a conceder pleno reconhecimento à Igreja de Scientology como uma entidade religiosa com isenção de impostos;
  • Em 2022, a Holanda, “Porta de Entrada para a Europa”, concedendo o Estatuto de Benefício Público e, desse modo, o reconhecimento religioso completo à Igreja de Scientology;
  • E, em 2023, no ponto de origem da filosofia, a nação da Grécia apresentou uma licença da Casa de Culto, reconhecendo oficialmente Scientology como uma religião.
  • REFORMAR A SAÚDE MENTAL

    O tour de realizações da IAS continuou com a Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR), culminando numa história de perseverança incessante. O local foi a sede europeia das Nações Unidas em Genebra, Suíça. A vitória miliária foi o resultado de décadas de trabalho da CCHR. Depois de relatar o abuso psiquiátrico ano após ano num total de 18 nações, a CCHR recebeu um convite formal para uma primeira consulta das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos na Saúde Mental. A CCHR apresentou depoimentos especializados, apelando veemente a uma proibição da “coerção e privações da liberdade na saúde mental”. Quando o Gabinete do Alto Comissário para os Direitos Humanos impôs o mandato de saúde mental ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o resultado anunciou uma grande mudança para o campo da saúde mental. O relatório final do conselho e as diretrizes comuns de implementação da OMS, ambos citam a contribuição da CCHR, oficialmente estabelecidas por decreto da ONU:

  • “Tratamento coercivo e involuntário são antiquados, ineficazes e incompatíveis com os direitos humanos.”
  • “Todas as nações devem cancelar a institucionalização forçada.”
  • “Todas as nações devem acabar com as práticas de tratamento involuntário.”
  • “A criação de novos hospitais psiquiátricos é proibida.”
  • MISSÃO HUMANITÁRIA GLOBAL

    Para impulsionar ainda mais a assistência na revisão mundial da missão humanitária da Igreja, o Sr. Miscavige pôs em foco as iniciativas educacionais patrocinadas pela IAS em uso em todo o lado: Unidos pelos Direitos Humanos para tornar a Declaração Universal dos Direitos do Homem um facto em todos os países; O Caminho para a Felicidade para restaurar a dignidade e honra à Humanidade através do código moral de senso comum; e o Mundo sem Drogas para mudar a maré do consumo de drogas de uma geração com a Verdade sobre as Drogas. Como uma amostra das realizações alcançadas de 2020 a 2023:

  • Em El Salvador, onde Unidos pelos Direitos Humanos inspirou um compromisso para a educação obrigatória dos direitos humanos; na Coreia do Sul, em parceria com os defensores mais eminentes dos direitos humanos do mundo na Cimeira Mundial dos Vencedores do Prémio Nobel da Paz, e finalmente, nas Nações Unidas em Nova Iorque, onde dignitários e representantes aprovaram uma declaração urgente aos governos mundiais em nome dos direitos humanos através da educação.
  • No Brasil, onde um chefe dos Escuteiros integrou O Caminho para a Felicidade no currículo do Escutismo, com os seus grupos a ganharem insígnias de competência para todos os 21 preceitos do livro. Em última análise, o chefe dos Escuteiros exportou o programa para grupos de Escuteiros em 17 estados brasileiros e depois para outras 15 nações – desde Angola ao Egito e de Portugal a Bangladesh.
  • Nos Estados Unidos, onde a lenda da NFL, Marshall Faulk, descobriu a campanha de educação da Verdade sobre as Drogas para a juventude e assinou como porta‑voz nacional da Fundação para Um Mundo sem Drogas. O membro do Hall da Fama leva a campanha aos jovens de todo o país para os ajudar a ficarem longe das drogas. A sua mensagem: “Ei, não estou a tentar dizer‑vos o que fazer, estou apenas a tentar educar‑vos para que saibam o que fazer.” O Sr. Faulk também levou a campanha ao Super Bowl, espalhando a mensagem com uma enorme distribuição e transmissão televisiva por todos os meios de comunicação em Miami (2020), Los Angeles (2022) e Phoenix (2023), esclarecendo 88 milhões de americanos na Verdade sobre as Drogas.
  • Durante estes últimos quatro anos, as iniciativas humanitárias patrocinadas pela IAS atingiram vários marcos miliários:

  • educando mais de 40 milhões de pessoas sobre os seus direitos inalienáveis, como delineado na Declaração Universal dos Direitos do Homem;
  • gerando um ressurgimento moral com O Caminho para a Felicidade agora nas mãos de 139 milhões de pessoas em 118 línguas;
  • levando adiante um movimento da Verdade sobre as Drogas com a proliferação de 150 milhões de folhetos por todo o mundo; e
  • ao todo, através das campanhas patrocinadas pela IAS, elevando mais de 300 milhões de indivíduos por toda a face da humanidade.
  • AJUDA INABALÁVEL DOS MINISTROS VOLUNTÁRIOS

    O Sr. Miscavige depois voltou o foco para a força voluntária internacional da Igreja, os Ministros Voluntários de Scientology. O grupo respondeu à chamada em todos os grandes desastres naturais dos últimos quatro anos — no rescaldo de um terramoto devastador em Caxemira, tufão no Japão, incêndios cataclísmicos na Austrália, inundações na Indonésia, uma erupção vulcânica em São Vicente, monção no Paquistão e furacões na costa sudoeste da Florida. Ao todo, os Ministros Voluntários providenciaram ajuda na linha da frente em 45 desastres por 20 nações.

    O Sr. Miscavige continuou com um relato épico de realizações em nome da grande missão do Ministro Voluntário — para elevar os indivíduos com a tecnologia para a vida contida no Manual de Scientology. Esta é a história da África do Sul, onde a Igreja fortaleceu praticamente todos os pilares da sociedade sul‑africana: socorristas, educadores, líderes religiosos e funcionários municipais, provinciais e nacionais. No total, a Igreja graduou mais de 22 000 novos Ministros Voluntários de Scientology, agora a servir comunidades por toda a nação.

    Como declaração final sobre os Ministros Voluntários, o Sr. Miscavige anunciou a próxima estreia televisiva de Operação: Fazer Algo a Esse Respeito, um documentário de longa‑metragem que narra a história de humanidade, esperança e ajuda da Igreja em resposta global à pandemia. O documentário estreia na Scientology Network no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado.

    RECONHECER AS REALIZAÇÕES EXEMPLARES

    O Sr. Miscavige pontuou a noite ao conceder a distinta Medalha da Liberdade da IAS reconhecendo Scientologists pelo seu extraordinário compromisso humanitário. Pela primeira vez, cada um dos recebedores da medalha é um Novo OT VIII.

  • Yuzuru Ogura, Tóquio, Japão: Numa terra onde os psiquiatras esconderam os seus crimes por detrás do provérbio “não veja o mal, não ouça o mal e não fale do mal”, Yuzuru Ogura destruiu o silêncio e expôs os seus segredos. Ele descobriu a farsa da “polifarmácia” — a prática psiquiátrica de prescrição excessiva de drogas psicotrópicas que muitas vezes leva ao suicídio. O Yuzuru assegurou penalidades severas contra psiquiatras que prescrevem excessivamente e por fim ajudou a reduzir as taxas de suicídio em toda a nação por 34%. Subsequentemente, o Yuzuru expôs o abuso criminal em hospitais psiquiátricos, invocando leis para proteger pacientes e denunciantes e garantir que o abuso psiquiátrico será para sempre visto, ouvido e falado no Japão.
  • Salomon e Lucy Dabbah, Cidade do México, México: Como naturais orgulhosos da Cidade do México, Salomon e Lucy Dabbah, formaram o Mundo sem Drogas México para alcançar os jovens antes que pudessem ser recrutados pelos cartéis de drogas. Os Dabbahs alcançaram o máximo de impacto ao treinar quase 5000 professores, que em seguida educaram mais de 2,1 milhões de alunos. E para estender essa educação às gerações, o Mundo sem Drogas fez parceria com o Ministério da Educação para ensinar a Verdade sobre as Drogas a todos os alunos de todas as escolas e universidades do Estado do México.
  • Giselle Lima, Cidade do Panamá, Panamá: Depois de subir a Ponte de Scientology para a Liberdade Total, a Giselle Lima ficou inspirada para assumir maior responsabilidade pela sua pátria adotada do Panamá. Consequentemente, ela levou as campanhas humanitárias da Igreja por todo o país. Além disso, a Giselle não só estabeleceu a primeira Missão de Scientology da nação, abrindo amplamente os portões de entrada da Ponte para todos, mas também assegurou o reconhecimento religioso completo e isenção de impostos para Scientology na República do Panamá.
  • UMA VISÃO PARA O FUTURO

    Para coroar a noite incomparável e a sua revisão rápida de quatro anos monumentais, o Sr. Miscavige virou‑se para um futuro glorioso e ilimitado, apresentando a expansão futura da Igreja em toda a extensão do mundo de Scientology. Esse futuro expansivo abrange 10 novas instalações Ideais com inaugurações a aproximarem‑se rapidamente nos dias, semanas e meses vindouros — a começar imediatamente em novembro, continuando em dezembro, janeiro e a avançar por 2024. De facto, tal é o âmbito do crescimento da Igreja que as fitas estão preparadas para cair da Europa à África e por toda a América do Norte.

    A EXPANDIR AS INICIATIVAS HUMANITÁRIAS DA IAS

    No Seminário lotado sobre a Salvação Global da IAS, realizado no sábado de manhã, os membros da IAS aprenderam sobre o lançamento de um novo ano das iniciativas humanitárias globais. Scientologists de todo o mundo juntaram‑se às campanhas patrocinadas pela IAS para levar soluções humanitárias às suas comunidades: O Caminho para a Felicidade, Fundação para Um Mundo sem Drogas, Unidos pelos Direitos Humanos, Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos e os Ministros Voluntários de Scientology.

    UMA NOITE DE RECONHECIMENTO ELEGANTE

    No sábado à noite, a Tenda ganhou uma vida resplandecente como o local para o Baile de Patronos anual da IAS. A gala reconheceu os membros da IAS de 59 países pela sua dedicação permanente para promover o movimento humanitário da IAS. A noite assumiu um significado ainda maior visto que, nos quatro anos desde o último Baile de Patronos em Saint Hill, quase 5000 Scientologists tornaram‑se Patronos da IAS — o mais alto na história.

    CONCERTO DE CARIDADE DE SAINT HILL

    As festividades do fim de semana da IAS concluíram domingo à noite com o 23.º Concerto de Caridade de Saint Hill Anual. Continuando uma tradição de filantropia de Saint Hill iniciada por L. Ron Hubbard, o evento beneficia cinco instituições de caridade locais para as ajudar a alcançar os seus objetivos para o melhoramento da comunidade. Na assistência estavam representantes e voluntários de organizações de caridade em East Grinstead e no Distrito de Mid Sussex, incluindo os destinatários deste ano: O Hospital Queen Victoria, o Lions Club de East Grinstead, Age UK, Access2Adventure e o Hospital Crowborough. Entre os convidados honrados da noite estiveram o Presidente da Câmara de East Grinstead e a sua esposa e Conselheiros da Cidade de East Grinstead, Crawley, Tonbridge e Godalming.

    O Concerto de Caridade, apresentado pela atriz premiada Jenna Elfman, contou com uma grande variedade de artistas e estilos musicais, desde a própria banda de swing jazz de Saint Hill — e a banda N.º 1 do Reino Unido — The Jive Aces, a um compositor e artista nomeado para o Prémio da Academia, Mark Isham, bem como um pianista de concerto mundialmente famoso.


    Formada em 1984, a IAS é a organização de filiação oficial de Scientology. Está aberta a todos os Scientologists de todas as nações e agora conta com membros de nada menos que 158 territórios. O propósito da IAS é unir, promover, apoiar e proteger a religião de Scientology e Scientologists em todas as partes do mundo para que os Objetivos de Scientology possam ser alcançados, tal como foram originados por L. Ron Hubbard: “Uma civilização sem insanidade, sem criminosos e sem guerra, onde os capazes possam prosperar e os seres honestos possam ter direitos e onde o Homem seja livre para se elevar a maiores alturas.”